Sem comparações.


Um dia conheci uma mulher que me falou a seguinte frase: "você não precisa tentar ser melhor que a outra, nem precisa ser perfeita, precisa apenas se aceitar como é  e mudar em você aquilo que não gosta."

Confesso que de início pareceu algo bem óbvio. Quem é que disse que eu não me aceito? Hum.

Mas com mais cautela comecei a analisar minhas próprias atitudes, das vezes que me sentia insegura por ver que os homens olhavam mais para aquela "gostosa" ou então  aquela loira de cabelão até a cintura. Quantas vezes apaguei 9278273 de fotos por não achar-me bonita o suficiente, não sorrir para as pessoas por querer mudar meu sorriso  (que eu achava ser estranho comparado aos belos sorrisos pelos quais tantos amigos se apaixonam). Comecei a analisar cuidadosamente cada sensação causada em mim em relação as minhas inseguranças.

Até que um belo dia acordei, penteei o cabelo e decidi que faria as coisas com mais amor a mim. Então eu pus a roupa mais bonita do meu Guarda roupas, passei uma make básica e sai pra um showzinho que ia rolar aqui na cidade, fui eu e... Eu. Sim, eu fui por mim, não por alguém, não tive intenção de conhecer ninguém naquele fim de tarde, fui apenas por mim. Por fim, o show acabou não rolando e na volta para casa entrei em uma reflexão; eu que tantas vezes me entreguei pro outro, percebi que o que faltava em mim não era um cabelo mais bonito, ou um corpo ideal (para eles), e sim a vontade de ser cada dia mais eu. Então eu finalmente entendi aquela frase que uma bela mulher me disse e passei a aproveitar mais a minha própria compania, a olhar para mim mesma com mais paixão, a me orgulhar de quem eu sou e percebi que não precisava mudar nada em mim, que eu era perfeitamente daquele jeito e que nunca haveria outra como eu. Passei a me "amar" e deixei de me "comparar". Se eu mudei? Sim mudei, fisicamente, nas atitudes, mas principalmente por dentro, por que agora há algo preenchendo aquele vazio que antes existia, existe a aceitação e o amor por mim mesma. E eu descobri quem sou de verdade, parei de aceitar julgamentos de quem só vê defeitos e também parei de me importar com elogios, não por arrogância, mas por não precisar mais deles vindos de alguns por ai. Aprendi que elogio sincero é um olhar, não de desejo ou atração, mas sim de quem te vê de verdade e te admira por ser exatamente assim.

Comentários

Postagens mais visitadas