Faça as pazes com a sua criança.



A menos que você seja um psicopata frio e calculista existe um coração que pulsa aí dentro.

 Podemos até tentar esconder nossos sentimentos do mundo afim de nos defender e impedir que alguém possa os ferir, mas uma hora ou outra algo dentro de nós vai implorar por atenção. Esse nosso lado que costumo dizer ser nossa "criança interna" vai muito além de uma breve carência ou de um dia de bad, ela clama para receber carinho, amor e muitas vezes nós as rejeitamos, cada vez que isso acontece uma parte da nossa essência adormece e aos poucos vai nos tirando a alegria e coragem de viver e se permitir.

 Digo isso porque todos nós possuímos 3 personalidades, que são "nossa criança", o "adolescente" e o "adulto" cada uma dessas fazes nos é base para continuarmos a viver em equilíbrio. A criança representa nossas emoções, o lado mais puro e curioso que temos, o adolescente é nossa rebeldia é quando passamos a nos questionar sobre a vida e as pessoas, normalmente nos afastamos de nossa criança nesta fase da vida, e por fim, o adulto é aquele ser que já viveu suas emoções e aprendeu com as razões da vida que sempre pode haver maturidade, um equilíbrio entre a ação e a reação. Você não é mais os impulsos e aprendeu a dosar as emoções, mas você também não é um ser totalmente racional e egoísta que pensa mais em obter benefícios próprios. Enfim você criou maturidade e inteligência emocional. Isso não significa que seja algo natural de se conseguir, não é mecânico e nem tem a vem com o tempo, a maturidade não vem com a idade e nem tampouco com os danos causados em nossa vida, ela vem do esforço diário em manter o equilíbrio entre seus pensamentos e atitudes. Essa maturidade que conquistamos ao nos reconectarmos com nosso interior (depois de todo o caos e transformação que a adolescência nos causa) onde habitam as emoções e nos permite ver a vida de uma forma mais atrativa, mais curiosa e que nos leva a querer compreender o que há em volta, entender as pessoas e ao invés de apenas ouvi-las, criarmos empatia.

 Então se você acha que inteligencia emocional vem de uma mente controladora e racional-extremista, está precisando se reencontrar consigo mesmo, curar suas feridas emocionais e aceitar que existe emoções, sentimentos e sensações que só são possíveis se você se permite à elas, pois se fechar para o mundo e para as pessoas por falta de confiança só torna a resiliência mais demorada. Em algum momento a gente precisa parar e ouvir o que nossa criança interna está nos pedindo e dar a ela um pouco mais de carinho e afeto, aceitar receber o amor, tanto o nosso quanto daqueles que estão conosco. Dizer que não precisamos de ninguém é a maior mentira que contamos a nós mesmos. Essa mentira um hora ou outra vai cair e a verdade vai aparecer, então deixe de lado esse egoísmo imaturo de achar que todos poderão te machucar, de desconfiar do mundo todo e achar que ter razão é ser maduro... pois como diz Renato Russo; "Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?" Faça as pazes com sua criança ela merece a sua atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas